VEKA lança terceira edição do Anuário, premia projetos vencedores do concurso cultural e celebra integração da marca em evento no Chile
A arquitetura contemporânea é destaque na terceira edição do Anuário VEKA, que será lançado no dia 29 de novembro no showroom da marca em Santiago, no Chile. Projetos do Brasil, da Argentina e do Chile estão apresentados em detalhes, evidenciando as características de integração dos ambientes e de amplas aberturas em espaços conectados com a natureza do entorno.
Em destaque, estão os projetos vencedores da quarta edição do concurso cultural de arquitetura promovido pela multinacional alemã de sistemas de perfis de PVC, assinados pela Stemmer Rodrigues Arquitetura, de Porto Alegre (RS), e pela NV Arquitetura, de Novo Hamburgo (RS). Os autores dos projetos serão premiados durante o evento.
O lançamento do Anuário VEKA 2018 celebra, também, o processo de integração das operações da VEKA na América Latina, agora sob a marca VEKA Latin America – projeto piloto no Grupo VEKA, com operações em mais de 80 países. Líder mundial na fabricação de perfil de PVC para portas e janelas, a VEKA atua para consolidar a liderança também nesta região. “A América Latina é uma região com grande potencial de crescimento. Estamos buscando essa expansão, estudando outros mercados para continuarmos crescendo como líderes em perfis de PVC”, afirma Rodrigo Fontana, diretor de marketing da VEKA Latin America.
O clima é de otimismo. “Estamos conseguindo nos integrar desde o ponto de vista da logística e do marketing, o que é muito importante para nós. Nosso plano é atender a América Latina com as plantas de produção que temos na região, que estão no Brasil e no Chile. Com esse plano, vamos poder atender nossos clientes rapidamente e com muito baixo custo, aproveitando os acordos comerciais existentes entre esses países”, explica Raúl Ladousse, diretor comercial de mercados de exportação da VEKA Latin America.
Para Veronica Rubio, gerente comercial da VEKA Latin America no Chile, a união faz a força. “E a integração da VEKA Latin America busca reforçar-nos mutuamente, com suporte nos aspectos técnicos, mercadológicos e comerciais”, finaliza.
A integração da VEKA Latin America é outro assunto abordado nas 120 páginas desta edição do Anuário, que traz ainda mais conteúdo, em reportagens, entrevistas e artigos. O Anuário VEKA apresenta conteúdo bilíngue (português e espanhol) e será distribuído gratuitamente a profissionais e empresas da relação da VEKA no Brasil, na Argentina e no Chile. Uma versão digital será disponibilizada na íntegra no site da VEKA. Esta edição conta com o patrocínio das indústrias Braskem, Cortesa, Canadian, Ferbrás, Lirquen Vidros e Renolit, todas com atuação na América Latina.
Concurso cultural de arquitetura
A capa da terceira edição do Anuário VEKA estampa imagem da ‘Casa AR’, localizada da cidade brasileira de Novo Hamburgo, no sul do País, em fotografia de Lio Simas. Classificado em terceiro lugar no concurso cultural, este projeto foi o preferido na votação popular realizada pela internet entre os vencedores e está apresentado em detalhes no Anuário.
O grande vencedor do concurso foi a Stemmer Rodrigues Arquitetura, também do sul do Brasil. É de autoria deste escritório os projetos que conquistaram o primeiro e o segundo lugar – a ‘Casa Angular’ e a ‘Casa da Figueira’, respectivamente – que igualmente estão apresentados em detalhes no Anuário VEKA. A decisão coube a um júri técnico, formado pela arquiteta e urbanista brasileira Marília Ruschel e pelo arquiteto argentino Pablo Sánchez. Como critérios, eles consideraram o uso eficiente das aberturas, a harmonização das aberturas com a construção, a criatividade e a inovação do projeto.
O Anuário VEKA é uma iniciativa da jornalista Paula Costa, da 75 Comunica, assessoria de comunicação da VEKA Latin América. A produção está a cargo da Santa Editora, editada pela jornalista Letícia Wilson.