VF House

Cobertura VF

A construção está localizada na cidade de Puerto Varas, no Chile. Ela fica muito próxima ao lago Llanquihue. No entanto, o terreno não tem vista direta para a bacia do lago ou para a cadeia de montanhas próxima. O trabalho consistiu em separar as principais áreas de uma casa unifamiliar para cinco moradores: uma área de quartos, uma área de serviços e uma terceira destinada a espaços públicos. Além disso, o trabalho incluiu o desafio de permitir a circulação fluida entre essas áreas.

O primeiro critério de intervenção foi promover as vistas potenciais do local, tirando proveito de sua melhor orientação possível. Como a casa está localizada longitudinalmente de leste a oeste, era necessário que quase todos os espaços de convivência estivessem voltados para o norte, a fim de proporcionar uma boa visão de todos os lugares.

O segundo critério foi posicionar a casa no terreno, considerando uma pequena inclinação do terreno, mas sem mover grandes quantidades de terra. Dessa forma, foram criados três subníveis. Eles são unidos por um saguão central que contém uma escada que leva a diferentes áreas. O piso térreo é composto por um bloco semienterrado de concreto armado com cobertura térmica que abriga a área de serviços, a oficina e uma suíte para hóspedes.

O segundo nível compreende a suíte master e os quartos para as três filhas da família. No início, o espaço das meninas consiste em um quarto e uma sala de jogos. Quando as meninas crescerem, essa área poderá ser transformada em três quartos idênticos.

O nível superior compreende a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha. A última inclui um segundo cômodo familiar planejado como um home office para a vida diária das meninas. Ao colocar os espaços públicos nos andares superiores, é possível ter uma vista do Lago LLanquihue e do vulcão Calbuco, tornando esses cômodos os principais da casa.

Texto: Archdaily

Fotografias: Juan Eduardo Sepulveda

Projeto 1
Projeto 1
Projeto 1
Projeto 1
Projeto 1