Casa Marsala
No projeto da Casa Marsala, como foi batizada essa residência às margens do Guaíba em um condomínio na cidade de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, o diálogo com a natureza foi uma das premissas. O conjunto, à beira de um canal navegável, foi concebido de forma a combinar a própria edificação, a água e os jardins, reduzindo seu impacto e tornando-a um artefato na paisagem, segundo os arquitetos da Stemmer Rodrigues Arquitetura Paulo Henrique Rodrigues, Ingrid Stemmer e Roberto Stemmer.
Com 412m², a residência possui grandes aberturas para dar a sensação de que os jardins que circundam a casa permeiam os ambientes internos. Na área social, a ausência de pilares no encontro das portas de correr permite que as esquadrias de PVC VEKA integrem, de forma quase invisível, o interior e o exterior.
A fachada, marcada por dois blocos, um em concreto e outro em marsala. Este tom, para além de se destacar do verde predominante, representa também a identificação dos proprietários com a casa, baseada na sua paixão pelo vinho.
Os dois volumes são complementados por estruturas de madeira, nos vãos e nos painéis que protegem a porta de entrada, prolongando-se para o interior da sala. Em harmonia com a madeira natural, foram utilizadas esquadrias em PVC VEKA na cor nogueira.